Objetivos

Todos os anos ardem, um elevado número de hectares de floresta em Portugal, uma problemática que põe em risco a vida humana e que destrói parte do património natural existente. A origem dos incêndios poderá ser de diferentes causas, contudo a sua propagação poderá ser controlada e evitada.
As florestas representam um importante recurso natural, e a sua importância aumenta num tempo cada vez mais humanizado. Perante as alterações climáticas, os longos períodos de seca, são um gatilho para o aumento significativo de fogos. A gestão das florestas e de terrenos poderão contribuir na prevenção de fogos de montanha e evitar a destruição de fauna e flora.

Face à necessidade da prevenção, o principal objetivo do projeto Sapadoras do Geopark, é a `limpeza` dos terrenos nas áreas não cultivadas com ajuda das cabras, a fim de prevenir incêndios e proteger o património natural local e regional, podendo posteriormente ser um exemplo para um plano a nível nacional.
As vantagens será evitar fogos de maior proporção e que provoque perda da fauna e flora existente no património natural do GeoPark.
Para além disso o projeto poderá contribuir para um aumento de postos de trabalho associado à pastorícia e gestão. Para os pastores já existentes haverá uma compensação retributiva tendo em conta o seu contributo para uma melhor ação no terreno.

O objetivo será promover a importância de medidas para a inclusão das cabras sapadoras na prevenção da natureza local e nacional. O projeto prevê diminuir o risco de incêndio, beneficiando o estado de conservação de habitats e espécies protegidas:

  • - Sensibilizar os residentes locais e proprietários para a importância na conservação do seu património natural.
  • -Aumentar o seu envolvimento para a implantação de atividades de informação e educação, através do reforço do envolvimento das autarquias locais, entidades locais e a sociedade, com ações de apoio.
  • -Fazer acordos com os proprietários de terrenos e criadores de animais
  • -Organizar e implantar um sistema de gestão que permita saber o número de animais envolvidos, estado de saúde, e reprodução, assim como a sua localização em tempo real.
  • - Desenvolver um plano estratégico para a gestão dos espaços a proteger.
  • - Estabelecer parcerias com as autarquias. Para a implantação deste projeto, será necessário o apoio das autarquias envolvidas, a nível regional e local, e promover o conceito a nível nacional. 
  • -Sinalizar estradas, para que os condutores possam ter em atenção a possibilidade da passagem das cabras, tendo em conta a existência de um maior número de animais no local. Tornando as travessias de estradas mais seguras.
  • -Aumentar a eficiência e a eficácia da implantação do plano estratégico de gestão, através do equipamento de locais com recursos a sistema informáticos, onde a informação necessária e bases de dados, possam ser constantemente atualizadas. Integrando, desenvolvendo e compartilhando o sistema de informação.
  • -Construir abrigos com objetivo de proteger os pastores em espaços onde se possam recolher em segurança. 
  • -Construir cercas, para estabelecer limites, conter os animais de criação e isolar áreas cultivadas. Esta estrutura poderá assim promover mais segurança, em áreas de preservação ambiental. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue